Portugal – Roteiro de 6 dias pelo Porto e Vale Douro

Compartilho um roteiro que fizemos em Outubro de 2016 pelo Porto e Vale Douro em Portugal. Dê também uma olhada no nosso roteiro de 3 dias em Lisboa.

Como de costume, vamos sempre direto ao assunto e contamos rapidamente o que fizemos em cada dia, afinal nosso objetivo e te dar inspiração para você criar seu próprio roteiro.

Dia1: Em Lisboa, já instalados e descansados da viagem, sempre vale a pena passar um dia revendo alguns lugares. Desta vez acompanhamos amigos locais durante sua programação de domingo. Tivemos um delicioso café da manhã, ou “pequeno almoço”como se diz em Portugal, no quiosque da praça do Jardim das Amoeiras.

img_0081

Quiosque da praça do Jardim das Amoeiras

Neste dia também visitamos o Mercado da Ribeira e pegamos um Comboio (Trem) para Cascais.  Em Portugal você consegue pegar uma praia em pleno Outubro, almoçamos lá pelas 16h no restaurante A Antiguinha, uma experiência incomum ser atendido pelos proprietários do local e o melhor bacalhau na brasa que já comemos na vida.

Dia2: Alugamos um carro ainda no Brasil pelo site AutoEurope, pegamos um carro básico com ar-condicionado.

Dica: Se for pegar e devolver no aeroporto procure as locadoras mais conhecidas e verifique se o ponto de retirada é no próprio aeroporto, algumas locadoras mais baratas tem pontos de retirada a 5 minutos do aeroporto, mas te cobram EUR 10,00 de transfer.

Saímos de Lisboa para cidade do porto com parada em Tomar, que é é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém com diversos monumentos históricos, dos quais se destacam o Castelo dos Templários / Convento de Cristo e a sinagoga mais antiga da Europa.

Almoçamos em Tomar e chegamos no Porto ao fim do dia. Ficamos hospedados no Hotel Vincci Porto, um hotel 4 estrelas com móveis e ambiente de vanguarda, em um edifício de interesse histórico renovado, conhecido como Bolsa do Pescado, recomendamos.

Seguem recomendações de restaurantes para Jantar no Porto, repassada por amigos locais: Flow, Cantina 32, Puro 4050, Traça e Reitoria

Dia3: Passamos o dia andando pela cidade visitando os principais pontos turísticos, a ideia era “perder-se pelo Porto”. Recomendamos uma visita a bela livraria Lello, as igrejas do centro com seus lindos azulejos, a estação ferroviária São Bento, passear pela Ribeira e atravessar a pé a ponte Luis I, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia.Veja as dicas do tripadvisor.

Dica: É imprescindível visitar uma Cave de Vinho do Porto e fazer uma degustação. Veja a lista (fomos na Ramos Pinto), Também recomendamos almoçar um sanduíche de pernil na Casa Guedes, maravilhoso!

Dia4: Logo após o café da manhã partimos para conhecer a região do Vale Douro.

Dica: Faça uma rota no google maps evitando as auto-estradas a partir de Amarante. Nossa rota: Porto a Amarante pela auto-estrada, de Amarante a Peso da Régua, Pinhão e Vila Nova de Foz Coa pela N222 que margeia o Rio Douro.

A viagem é encantadora, não vá com pressa pra chegar, mas programe-se para almoçar no Restaurante DOC da Chef Rui Paula que fica entre Peso da Régua e Pinhão. Após o almoço paramos para uma degustação de vinhos do porto da Quinta do Seixo da Bodega Sandesman próximo ao restaurante. Chegamos ao fim de tarde no wine hotel-fazenda Casa do Rio na Quinta do Vallado, um lugar especial com apenas 6 quartos, todos com varanda e vista do Rio Douro.

Dia5: Passamos o dia pelo hotel-fazenda, passeando pelos vinhedos, pegando sol na piscina de borda infinita ao ar livre, fazendo um almoço maravilhoso com queijos da região e vinho verde, passeando de barco pelo Rio,  degustando vinhos orgânicos produzidos no local e finalizando o dia com um jantar super especial da Chef do hotel. (clique no link)

Dia6: Acordamos sem pressa, tomamos um belo café da manhã e partimos para Lisboa. No caminho há duas opções de paradas, a primeira para conhecer Piodão na Serra da Estrela, uma aldeia histórica feita de xisto (veja lista das aldeias aqui),  e se você for surfista, em Nazaré para ver as ondas gigantes (verifique se está rolando ondas). O melhor ponto para ver as ondas é do Forte de São Miguel. Veja a maior onda do mundo surfada em Nararé.

Referências

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VISITAR PORTO E A REGIÃO DO DOURO

Categorias: Casal Luxo | Tags: , ,

Navegação de Posts

Os comentários estão desativados.

Transition Consciousness

Making the transition to a better world

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: